Entrevista com STEVE CLAFIN

1) Quais os pontos mais relevantes que você destacaria sobre a Copa do Mundo de Pingue Pongue no México em janeiro de 2024?

A Copa do Mundo é um torneio anual que exalta as MELHORES jogadoras femininas, sêniores, juniores e no geral no tênis de mesa clássico – mais conhecido como ‘Ping Pong’. Considerando que o tênis de mesa é um esporte olímpico altamente complicado para atletas sérios… Lixa, pino e pingue-pongue clássico de madeira é um jogo conhecido e competitivo que é divertido (e acessível) para todos na família! A Copa do Mundo foi criada pela recém-formada Federação Internacional de Tênis de Mesa Clássico (ICTTF). O ICTTF tornará o pingue-pongue sexy novamente! Além disso, o ICTTF garantirá que o jogo continue divertido, acessível e amigável aos fãs. A Copa do Mundo será um evento de destino que viajará ao redor do mundo, convidando amigos e fãs para se juntarem a um evento divertido e emocionante ano após ano. Pretendemos vir ao Brasil em breve!

2) Quantas edições do Mundial já ocorreram e em que países?

Por mais de 10 anos – a Sandpaper World Cup foi disputada em Londres até o COVID encerrar a corrida em 2020. O Classic Hardbat World Championships está nos Estados Unidos desde 2021. A Mecano Sports Ping Pong World Cup no México é a primeira Copa do Mundo trazendo TODOS os sabores do Ping Pong juntos em um evento DIVERTIDO!

3) Quais são as entidades responsáveis pela organização do Mundial? quantos atletas e países estarão presentes nesta edição?

Em termos de entidades e empresas:

– We R Table Tennis (WRTT) – for-profit production and tournament AI systems

– International Classic Table Tennis federation (ICTTF) – not-for-profit NGO.

– Mecano Sports

– Pong Club

– Butterfly

– Major League Table Tennis

Indivíduos:

– Miky Huidobro & Alexa Hoefer

– Marek Zaskodny in Czech Republic

– Stan Pennington, Eric Bronk, Willy Leparulo, Brian Jortner, Dave Fullen, Chris Schabel, AJ Carney, Mike Babuin, and Larry Hodges in the USA

– Juliet Johnston – Scotland

– Bryan Aiglemont – France

– Carlos da Silva Rosa – Brazil

– Ma Weixing – China

– Jimmy Shen – USA

– Benjamin Sorensen – Denmark

– Yevgen Kotov – Ukraine

– David Pace – Malta

– Andrew Williams – Switzerland

– Gervis Knox – Northern Ireland

– Paul McCreery – Ireland

– Alexis Perez – Dominican Republic

And many, many, many more!

4) Quantos atletas e países estarão presentes nesta edição?

91 jogadores de 30 países.

5) Haverá transmissões ao vivo dos jogos para que os atletas e fãs do esporte no Brasil possam acompanhar?

Sim. As transmissões ao vivo são feitas em redes de TV, Facebook e YouTube. Estou trabalhando em uma lista de quais países podem receber o sinal. Nem todos os países conseguem receber o sinal, mas estamos testando e tentando. Se ‘ao vivo’ não estiver disponível… estaremos entregando destaques e transmissões editados.

6) Fale um pouco sobre Steve Clafin, o homem por trás do Mundial.

Fui campeão júnior de tênis de mesa nos EUA, mas perdi minha capacidade física para jogar tênis de mesa há cerca de 25 anos. Achei que minha carreira havia acabado até experimentar o HardBat Ping Pong em 2012. Descobri que ainda tinha algum jogo, consegui fazer um ótimo treino e, surpreendentemente, o pingue-pongue não machucou meu corpo! Nos últimos 10 anos, conheci MUITOS novos amigos ao redor do mundo jogando tênis de mesa ‘Clássico’! Minha linda esposa nigeriana e eu temos dois filhos que também adoram brincar! Eu sou verdadeiramente abençoado.

7) Como você vê a modalidade Classic Wood, nova categoria que foi incluída no Mundial?

Wood foi incluído no ano passado na maioria das mais de 30 eliminatórias que levam à Copa do Mundo. Como tal, a ICTTF começou a calcular pontos de classificação para vitórias em torneios para ajudar a determinar a classificação para a Copa do Mundo. O Brasil está dominando, mas o mundo vem praticando! Classic Wood é um evento emocionante disputado no primeiro dia da Copa do Mundo. Vai ser divertido!

8) Como o “Classic Wood” (Madeira Clássica) tem sido recebido pelos demais jogadores em nível mundial e qual a sua visão de futuro para esta categoria?

Todo mundo gostou do jogo Classic Wood! A pontuação brasileira será revelada na Cidade do México, o que trará emoção adicional ao jogo! Lixa, Hardbat e Madeira são formas clássicas do nosso amado esporte e espero que o Classic Wood continue a crescer!

9) Você tem acompanhado os campeonatos de Classic Wood praticado no Brasil organizados pela Federação Gaúcha de Pingue Pongue?

Com certeza… de que outra forma eu aprenderia a jogar madeira se não for com os melhores jogadores em madeira da atualidade? Já encomendei minha nova raquete de Classic Wood brasileira. Estou animado!

10) Muitos dos principais jogadores brasileiros não poderão participar desta edição devido ao Mexico ter implantado exigência de Visto, algo que até agosto do último ano não era necessário. Já existe uma previsão de qual país sediará o Mundial de 2025?

Organizar a Copa do Mundo no México tem sido uma experiência de aprendizado. Sinto que poderia me tornar um agente de viagens! A Copa do Mundo Mecano Sports continuará no México pelos próximos 3 anos graças à generosidade da Mecano Sports. A ICTTF também apresentará a World Series – um evento TEAM – para complementar o nosso evento World Cup SINGLES. A World Series está planejada para os meses de maio/junho de cada ano, provavelmente começando em 2025.

11) Existe possibilidade de no futuro ser realizado um Mundial no Brasil?

ABSOLUTAMENTE! A World Series em 2025/2026 ou talvez a Copa do Mundo em 2026/27.

12) Há algo relevante que não foi abordado nas perguntas que você gostaria de destacar?

A ICTTF agradece ao Brasil pela sua liderança e entusiasmo.

13) Deixe uma mensagem para nossos atletas do Brasil, em especial aqueles que não vão poder participar desta edição por problemas burocráticos do Visto:

A Copa do Mundo está fazendo o possível para reintroduzir o Ping Pong no mundo. Nós também ficamos surpresos com os problemas do Visto; não apenas o Brasil, mas outros têm que superar obstáculos. Prometemos fazer melhor. Vamos fazer melhor juntos, nos divertir juntos, rir juntos e trazer a Copa do Mundo para o Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *